O que é um Parque Nacional?

Home

Parques Nacionais

 

 

É uma das categorias de unidades de conservação (termo que designa as áreas protegidas) existentes no Brasil. Tem como objetivo proteger os recursos naturais e culturais de uma área, preservando fauna, flora, sítios arqueológicos, além de proporcionar oportunidades para visitação pública, lazer, pesquisa e educação ambiental. Sua administração é realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão liado ao Ministério do Meio Ambiente. Destinado ao uso comum do povo, cabe ao Ibama manter a integridade dos Ecossistemas, conservando-os para o usufruto da sociedade, que, por sua vez, não deve alterá-los.

Faça a coisa certa

Os Parques são patrimônios da comunidade e têm o objetivo de conservar aspectos naturais e culturais de uma área. Assim, existem algumas regras básicas de comportamento a serem seguidas: (para mais dicas, clique aqui)

  • Nada se leva de um Parque. Animais, plantas, rochas, frutos, sementes e conchas encontrados no local fazem parte do ambiente e aí devem permanecer.
  • Caçar, pescar e molestar animais silvestre é crime previsto por lei. Os animais precisam buscar seu próprio alimento para manter o ciclo de vida natural.
  • Entrar no Parque com animais domésticos pode causar problemas com a introdução de doenças e ameaças ao ambiente natural.
  • Nada se deixa em um Parque. Todo o lixo deve ser coletado e disposto nos locais apropriados.
  • As áreas de visitação pública são restritas e, normalmente, possuem horários definidos.

Os Parques Nacionais existem para serem conservados, visitados, apreciados e estudados. Observando as normas dos Parques e as regras básicas de conduta, você já vai estar cumprindo o seu papel. As áreas Naturais Protegidas dependem também do interesse dos visitantes para continuar seu trabalho de conservação de recursos naturais, culturais e históricos. Apesar de protegidos por lei, a maioria dos Parques está cercada por áreas que não são unidades de conservação, sofrendo inúmeras ameaças e pressões. Você pode fazer a diferença informando sobre os problemas observados durante a sua visita. Fale com o Parque, com o Ibama, com as autoridades responsáveis e cumpra o seu papel de cidadão.

Linha Verde Ibama: 0800-618080, ou pela
internet: www.ibama.gov.br

a empresa - cadastre-se - calendário - cursos - dicas
ecoturismo - empresas - escolas - fotos internacionais
fotos nacionais - namaste notícia - parques nacionais - home